You are here: Home > Eólica > Aerogeradores: Vantagens e Desvantagens

Aerogeradores: Vantagens e Desvantagens

Aerogerador, tal como o próprio nome indica, significa um gerador movido a ar, neste caso, movido a vento. Este dispositivo converte o vento em energia mecânica rotativa que é utilizada para produzir eletricidade.

Para produzir eletricidade, uma turbina eólica funciona ao contrário de um ventilador. Ao invés de usar a eletricidade para produzir vento, as turbinas usam o vento para produzir eletricidade. O vento gira as pás de uma turbina de vento e a velocidade é aumentada até produzir eletricidade.

A eletricidade é enviada através de linhas de transmissão e distribuição para residências, empresas, escolas, etc.

O vento é uma forma de energia solar, causado pelo aquecimento da atmosfera pelo sol, pela superfície e irregularidades da superfície da Terra. Assim, os aerogeradores são máquinas que produzem uma energia limpa e renovável pois não requerem a queima de combustíveis nem a destruição de recursos naturais. As emissões de CO2 e a chuva ácida são reduzidas e a água é conservada, já que não é necessário o consumo de água como no setor elétrico.

Os aerogeradores podem ser isolados (desprovidos de energia elétrica vinda da rede pública), híbridos (sistema semelhante ao primeiro) e estacionários (o carregamento das baterias é feito por mais de um gerador).

Vantagens dos Aerogeradores

O investimento neste tipo de energia cria postos de trabalho e gera receitas locais. É neste momento a energia que mais cresce no mundo. A energia eólica é capaz de fornecer energia para qualquer casa e empresa e dispõe de aerogeradores (também chamados turbinas) de diferentes tipos de rendimentos e tamanhos. Os mais pequenos são chamados aerogeradores domésticos. Alguns aerogeradores adaptam-se ao vento e otimizam a segurança e o seu funcionamento mesmo com ventos mais fortes.

Desvantagens dos Aerogeradores

No entanto, são encontradas algumas desvantagens no uso deste tipo de energia. A poluição sonora, o impacto visual e a possibilidade da morte de aves ao chocarem com as hélices das turbinas são algumas das desvantagens apontadas. Os aerogeradores também não podem ser instalados em qualquer área por necessitarem de áreas muito ventosas

Tags: , ,

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Leave a Reply