You are here: Home > Solar Eléctrica ou Fotovoltaica (PV) > Aplicações da Energia Solar Fotovoltaica

Aplicações da Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaico é uma forma de gerar energia elétrica através da conversão da radiação solar. É uma forma de energia limpa, renovável e amiga do ambiente.

Por ser uma fonte de energia renovável e natural, pode ter diversas aplicações:

Centrais de Produção de Energia Fotovoltaico

Na Europa é onde foram construídas mais centrais de produção de energia fotovoltaico. Assim existe uma maior aposta na criação de centrais para produção de energia – eletricidade – através da conversão da energia solar pelo efeito fotovoltaico.

Em Dezembro de 2010 as maiores centrais de produção de energia fotovoltaico mundiais localizavam-se em (por ordem decrescente de produção de energia sola fotovoltaico): Sarnia (Canada – 97MW), Montalto di Castro (Itália – 84.2 MW), Finsterwalde (Alemanha – 80.7 MW), Rovigo (Itália – 70 MW), Olmedilla (Espanha – 60 MW), Strasskirchen (Alemanha – 54 MW) e em Lieberose (Alemanha – 53 MW).

Há projetos de construção de mais centrais para aproveitamento de energia solar fotovoltaico, algumas delas com propostas para produzir cerca de 150 MW ou mais. Na china está prevista uma central de energia sola a produzir 2000 MG.

A maioria destas centrais de conversão de energia solar fotovoltaico está agregada à agricultura e usam sistemas de localização do sol inovadores. Não há poluição nem custos por usar combustível durante o trabalho destas centrais de energia solar fotovoltaico.

Em Prédios, Edifícios

Conjuntos de painéis fotovoltaicos são agregados a edifícios. Ou integrados nos telhados, ou dentro das paredes ou ainda numa zona do solo próxima do edifício.

Em 2010 mais de metade dos painéis de energia solar fotovoltaico (9 000MW) estavam instalados nos telhados dos edifícios na Alemanha.

O uso de painéis de energia solar fotovoltaicos em edifícios domésticos ou industriais tem vindo a aumentar. Por norma os painéis de energia solar fotovoltaico são instalados nos telhados, ou o próprio telhado da casa é um conjunto de painéis fotovoltaicos.

Nos Transportes

Inicialmente os painéis de energia solar fotovoltaicos foram usados para a produção de energia no espaço. Raramente tem sido aplicado a bens de locomoção, mas está a começar a haver uma maior aposta por parte das empresas na produção de carros e barcos movidos com energia solar fotovoltaico.

Um veículo movido a energia solar fotovoltaico tem uma capacidade limitada e baixa autonomia, enquanto um carro que seja movido a energia solar fotovoltaico recarregável continuará a ter sempre autonomia, pois à medida que se vai movendo, vai acumulando energia solar.

Dispositivos Portáteis

Até há coisa de uma década era comum ver-se calculadoras carregadas à base de energia solar fotovoltaico. Com a melhoria e desenvolvimento dos circuitos e capacidade dos ecrãs de LCD tem sido possível inovar nos dispositivos que usam baterias recarregáveis, sendo a energia solar fotovoltaico um dos meios para carregar essas baterias.

Têm também sido criados novos dispositivos portáteis movidos à base de energia solar fotovoltaico como: bombas de água, parquímetros, telefones de emergência, compactadores de lixo, sinais de trânsito portáteis, postos de guarda e sinais variados.

Eletrificação Rural

Países em desenvolvimento que têm aldeias afastadas das redes principais de energia começaram a usar painéis de energia solar fotovoltaicos. Em zona remotas da Índia foi criado um programa de energia rural usando energia solar fotovoltaico.

Estradas Solares

No Idaho está a fazer-se um teste em cerca de 70 km de Estrada para estudar os impactos e se é ou não viável a construção de painéis de energia solar fotovoltaico no próprio piso da estrada pois, as estradas são por norma locais livres de obstrução onde há predominância de sol.

Satélites Movidos a Energia Solar Fotovoltaico

Há décadas que são usados satélites movidos a energia solar. A NASA tem vindo a adotar o uso de painéis solares fotovoltaicos nos satélites que envia para o espaço, por questões económicas (sai mais barato) desde o ano 1970 até ao século 21 em que retomaram o uso de energia solar fotovoltaico.

Tags: , , ,

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

One Response to “Aplicações da Energia Solar Fotovoltaica”

  1. ana fernanda says:

    Obrigada,ajudou-me bastante na escola!!:)

Leave a Reply