You are here: Home > Microgeração de Energia, Notícias > Microgeração de Energia (É Para Si?)

Microgeração de Energia (É Para Si?)

A Microgeração de energia é uma alternativa de energia sustentável que visa a produção de eletricidade ou calor para serem vendidos em pequena escala. Este sistema de micro-produção é introduzido no local de consumo e possui vários sistemas opcionais de produção de energia; entre eles a microgeração fotovoltaica e a microgeração eólica. Estes processos de energia dinamizam a oferta e a procura de alternativas às existentes.

A energia é fornecida pelo sol ou pelo vento, sendo assim gratuita e renovável. Para a sua produção geralmente são necessários painéis solares fotovoltaicos, aerogeradores (mecanismo que converte energia eólica em elétrica), micro-turbinas (dispositivos usados nas instalações solares para captar e transformar a força dos ventos), inversores de corrente (que convertem as correntes) e contadores estabilizantes de energia (que estabilizam a energia que é injectada na rede elétrica), etc.

A energia fotovoltaica é gerada a partir de fontes de luz solar que são dinamizadas por placas solares que requerem muito pouca manutenção. A Microgeração eólica é produzida a partir da força do vento. A instalação desta é limitada a locais onde existe vento em abundância e a necessidade de manutenção das turbinas eólicas é reduzida.

Qualquer um destes sistemas é económico, auto-suficiente e gera um retorno realístico do investimento efectuado. Além da redução de custos do consumo de energia, é possível que o investidor venda electricidade em pequena escala, consumindo a energia produzida e vendendo a excedente. Os custos associados à instalação deste tipo de sistemas têm diminuído e os incentivos financeiros têm aumentado notoriamente, o que tem favorecido o desenvolvimento destas tecnologias.

Através da EDP, qualquer pessoa pode fazer a microgeração de energia em Portugal.

A Microgeração é fundamental no combate às mudanças climáticas do planeta, reduzindo em grande escala a emissão de poluentes, especialmente emissões de gás tais como CO2. A maioria dos métodos convencionais de produção de energia acaba por desperdiçá-la na sua transmissão e distribuição, mas a Microgeração põe fim a este desaproveitamento protegendo o planeta e consciencializa o consumidor no sentido de proteger o meio ambiente por ser uma energia limpa e renovável.

 

Tags: , , ,

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Leave a Reply