You are here: Home > Eólica > Vantagens e Desvantagens da Energia Eólica

Vantagens e Desvantagens da Energia Eólica

A energia eólica é uma energia produzida a partir do vento. O vento é também uma forma de energia solar causada pelo aquecimento da atmosfera pelo sol, pela rotação da Terra e pelas irregularidades da superfície da Terra.

Por ser uma energia renovável, é uma energia limpa, que não requer a queima de combustíveis e assim, não emite gases poluentes, sendo uma mais valia para o meio ambiente que tanto tem sofrido com a produção de energias devido à emissão de CO2 para a atmosfera.

A produção deste tipo de energia cria postos de trabalho e tende a desenvolver zonas menos favorecidas, já que normalmente, é instalada em zonas rurais que são menos povoadas e mais ventosas. A maioria destas zonas é agrícola mas os agricultores não são impedidos de trabalhar nas áreas circundantes. Por vezes, estes são beneficiados arrendando os seus terrenos para a instalação desta fonte de energia. No entanto, o valor dos recursos da terra pode competir com o da produção de energia eólica.

O custo da instalação é também uma das mais económicas e procuradas em zonas ventosas. Certas áreas, são excepcionalmente favorecidas pelo vento, assim que o investimento e o lucro são muito maiores e a exportação da energia é também menor.

Observam-se no entanto, algumas desvantagens da produção desta energia. Há quem aponte a poluição sonora como uma das desvantagens. Também não pode ser instalada em qualquer parte, já que necessita ser instalada em locais com muito vento. Uma outra desvantagem apontada é o fato, de muitas aves morrerem nas hélices dos geradores eólicos, já que por vezes, a área escolhida para a instalação, ocorre nas suas rotas migratórias. O impate visual nas paisagens rurais é uma queixa de quem prefere ver a natureza como ela é, portanto, esta é considerada mais uma desvantagem.

 

 


Tags: , , ,

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

One Response to “Vantagens e Desvantagens da Energia Eólica”

  1. mario luiz zangirolami says:

    o pricipal probrema da energia eolica é justamente o vento no atual cintema é mal aproveitado e não tem controle o nov cistema permite o comtrole e melhor apriveitamento estou procurando parseiro para por em pratica que daria a lideransa do mercado em pouco tempo

Leave a Reply